Páginas

7 de jul de 2011

Brasil no mundo dos quadrinhos

Com a popularização dos quadrinhos no mundo, com o fortalecimento de empresas como a Marvel e DC Comics, surge uma questão quanto à esse nosso Brasil: como ele é visto pelo mundo através dos quadrinhos?
Não é preciso ir muito longe para ver de onde e por onde se formou a imagem do brasil nos quadrinhos. Ze Carioca foi o primeiro personagem a ser realmente reconhecido mundialmente, tendo sua época de ouro nas décadas de 40 e 50 nos Estados Unidos. Porém Zé Carioca foi apenas mais um dos muitos personagens Disney que tiveram um curto período de glória. Digamos de passagem que a concorrência com Mickey, Pato Donald e Pateta é desleal.
Nos anos posteriores, com a ditadura militar e suas diversas restrições pouco se viu do Brasil. Só mesmo com o despontar da década de 90 é que começaram a surgir novos quadrinhos, já com um modelo totalmente diferente daquele adotado pela Disney. Personagens como Wolverine e Batman agora resolveram fazer uma visitinha ao Brasil. Eles até que não cometem erros tão grotescos, como colocar a amazônia ao lado do Rio de Janeiro, porém ocorrem alguns deslizes. O post do Adriado demonstra bem o que eu estou querendo dizer.
De modo geral, porém, os HQ's da Marvel e DC ilustram bem o Brasil. Até por quê qual seria a graça de um quadrinho sem um pouco de ação?

Para quem quiser conferir um pouco mais sobre como o Brasil é representado não só nos quadrinhos, alguns links valem a pena serem visitados:
O Brasil nos quadrinhos estrangeiros (blog Oficina de Clio).

Nenhum comentário:

Postar um comentário