Páginas

7 de jul de 2011

Zé Carioca

Criado por Walt Disney na década de 1940 como parte da Política da Boa Vizinhança dos Estados Unidos para conseguir aliados para a 2ª Guerra Mundial, José Carioca é o personagem mais brasileiro já criado fora do país.
Um papagaio verde e amarelo (e azul também, no seu design original), malandro até não poder mais, caloteiro, apaixonado pelo Brasil, por samba e por futebol, Zé Carioca teve sua personalidade desenvolvida ao longo de todos esses anos pelos desenhistas da Disney no Brasil. Infelizmente, enquanto aqui ele tem revista mensal, lá fora ele é pouco conhecido. É quase como um presente da Disney apenas para os brasileiros. Mas isso não faz com que ele não seja um grande exemplo de como somos vistos internacionalmente. Praticamente todos os estereótipos do brasileiro estão nesse personagem. Para completar, ele mora na Vila Xurupita, que fica no Morro do Papagaio, que, embora não seja confirmado, se parece bastante com uma favela, e tudo é uma grande referência ao Rio de Janeiro. Em uma história, Zé Carioca viaja à Floresta Amazônica, mostrando, assim, todos os ambientes estereótipos do Brasil.
O papagaio foi criado para o filme Alô, amigos (1942), que é dividido em quatro partes, sendo a última uma passagem pelo Brasil, intitulada "Aquarela do Brasil". O filme é estrelado pelo Pato Donald, e nessa última parte ele é guiado por Zé Carioca por algumas partes do Rio de Janeiro. Você pode conferi-la no vídeo abaixo, na íntegra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário