Páginas

4 de ago de 2011

Como as pessoas veem os brasileiros

Esse meme, o "Como As Pessoas Me Veem Depois De Eu Dizer Que Sou X", ou, originalmente, "How People View Me After I Say I'm X", é um meme no seguinte estilo (claro que pode variar bastante, mas quase sempre é assim): no primeiro quadrinho, uma desenho de uma pessoa normal, sob o título "How people view me:" ("Como as pessoas me veem:"). No quadrinho seguinte, sob o título "How people view me after I say I'm X:" ("Como as pessoas me veem depois de eu dizer que sou X:"), há a imagem de um estereótipo muito forte que representa X. Normalmente, esse X é um país, mas às vezes é algum grupo ou tribo social ou virtual que tem traços marcantes (como nerds, douchebags, etc.).
Bem, a questão é que eu encontrei no GraphJam um post com um gráfico e dois desse meme sobre o Brasil. Depois, pesquisando um pouco mais, encontrei no 9GAG um outro. São estes:


Tradução livre:
"Quando eu digo para as pessoas que sou brasileiro
- Oh, que legal.
- QUÊ?!? E você tem um PC?!??1
- Onde?
- Elas param de falar porque ficam com medo de mim"


Tradução livre:
"Como as pessoas me veem:
como as pessoas me veem depois de eu dizer que sou brasileiro(a):
como as pessoas me veem depois de eu dizer que vivo no Rio de Janeiro:"


Tradução livre:
"Como as pessoas me veem:
Como as pessoas me veem depois de eu dizer que sou do Brasil"


Tradução livre:
"Como as pessoas me veem:
Como as pessoas me veem depois de eu dizer que sou brasileiro(a)"

Eu, particularmente, me divirto bastante vendo essas imagens. São muito engraçadas!
Mas a questão não é essa. A questão é que eu dei essa volta toda para chegar num ponto: os comentários no post do GraphJam. Bem, o post foi feito pelo usuário brasileiro Renato0502. Os comentários são, em sua maioria, pelo que notei, feitos por brasileiros. Claro que, provavelmente, todos esses memes acima foram criados por brasileiros, também. Mas é estranho notar o quão arrogantes foram alguns comentários do post, vários sendo totalmente desnecessários. Vou passar por alguns (que eu traduzi livremente, quando não foram escritos em português), só para tentar analisá-los. Só é bom lembrar que não dá pra saber a nacionalidade de alguns usuários, que, apesar de se darem um nome, continuam anônimos. Vá ao post para ler o restante dos comentários.

Fawlkes
As pessoas têm medo de vocês só porque vocês são brasileiros? Brasileiros têm o poder de saltar pelo monitor e te matar ou algo assim?
Esses [gráficos] estavam bastante bons até agora, mas esse parece estar forçando demais.
brazilian
Busque [na internet]: Rio de Janeiro, favelas.
Fawlkes
Busque: qualquer lugar, parte pobre da cidade.
Poxa, use minha cidade natal. Busque: Glasgow, Possilpark.
Maior índice de criminalidade na Europa per capita.
nananan
Qualquer um morando em uma favela ia preferir morar em Glasgow x1000000 :)
A não ser que eles sejam aspirantes a [moradores do] gueto que achem pobreza "cool". :)

Apenas um parênteses: essa é a busca no Google por "Rio de Janeiro favelas". E essa é a busca por "Glasgow Possilpark". Então? Onde parece ser melhor? É claro que devemos lembrar que Possilpark era, e ainda é (só que atualmente, bem menos), um dos pontos de tráfico de drogas mais tensos da Europa. Os moradores da região tiveram que abandonar suas casas e procurar outro lugar para morar na década de 1980, porque a região estava sendo destruída. Mas só pela busca do Google por Rio de Janeiro já dá pra notar a violência. Muita gente com armas, policiais ou traficantes, fotos de pessoas mortas... Grande parte dos moradores só não saem de lá porque não têm para onde ir. Ou moram num barraco na favela, ou moram na rua.

JW
No meu caso eles perguntam mesmo, é como eu tenho um PC XD.

LEIO
Dia desses, quando disse que era brasileiro, uma americana geograficamente deslocada comentou "\o/! You speak spanish then..." ["\o/! Você fala espanhol, então..."] [...]

Victor
A maioria pergunta se é verdade que tem macacos cruzando a rua... -'

Devildef
Acho que precisamos de um gráfico pra isso:
Que idioma as pessoas pensam que eu falo quando digo que sou brasileiro(a)
Espanhol 99,9
Idioma do macaco 0,01 [na verdade, ele quis dizer "0,1" aqui, eu acho...]

Sid
Eu constantemente pergunto a eles se têm internet na selva, ou se a pessoa vive fora do país. Porque, sabe, todos eles vivem em tendas.
monseñor
Isso não é verdade. Alguns de nós vivem em cavernas.
Dave
Eu ouvi buracos no chão lamacento, mas não cavernas.
Glauco
Nossos animais de estimação são jaguares. :D
sekkuar
Ou macacos
loler
Ou uma raça entre os dois.
brazilian
Ou argentinos.
Brasileira
LOL!
al3xandrec
Win, win, win and win.

danielol
Sim, sou brasileiro, tenho uma bunda grande, temos macacos andando nas ruas, eu moro em uma árvore, meu PC é feito de cocos e, obviamente, eu sou um mestre na dança samba.
Brasileira
E você joga futebol muito bem.

Tomás
Eu sou brasileiro e tenho um XBox 360, um computador (que não é feito de cocos), um PS3, um Wii, um Ecosport, uma casa grande e não sei dançar samba.
Eu sou um brasileiro ruim? [...]
Paul
Não, você é apenas um idiota materialista que pensa que ter mais posses faz de você uma pessoa melhor.
shin0bi272
Ou ele quer viver como um americano [estadunidense] e ter algumas conveniências modernas, como internet etc. Isso o faz materialista? Ou isso o faz inteligente? Quem gostaria de viver em um país de Terceiro Mundo quando se sabe como os americanos [estadunidenses] vivem?
Really
Ou talvez ele apenas queira mostrar aos americanos [estadunidenses] que brasileiros não vivem na selva.
Sid
Hahaha, brasileiro com Xbox 260 [imagino que ele quisesse dizer "360"] e PS3? HAHAH Obrigado por me fazer rir, sério.
De qualquer forma... Já estava óbvio que você era brasileiro quando você disse "a Xbox"... Caramba... Vocês, feijoeiros [beaners*, na gíria em inglês], não aprendem a usar "a" e "an" nas suas aulas de Inglês? XD
[* beaners significa, literalmente, comedores de feijão, e faz referência aos imigrantes mexicanos que moram nos Estados Unidos e que, supostamente, comem feijão]
IMAD
É, estava óbvio! Todo mundo sabe que pessoas que falam inglês nativamente NUNCA cometem erros de gramática, inclusive quando é sobre uma regra de gramática confusa sobre consoantes que soam como vogais.
Também é de conhecimento comum que vocês nunca cometem erros de digitação.

Os comentários continuam desenfreadamente, com inclusão de palavrões (em inglês e em português), pessoas chamando umas às outras de infantis, brasileiros confirmando ironicamente os estereótipos... Quase ninguém tenta esclarecer, a maioria é intolerante... Parece que são poucos os estrangeiros que sabem mesmo como é o Brasil. É bom lembrar que usuários como o Sid são trolls.
Mas veja bem: o que os estrangeiros pensam sobre nós é o que nós passamos para eles. Se eles acham que a gente vive na selva é porque sempre que nós falamos do Brasil para eles, nós falamos da Floresta Amazônica, das matas etc. Se eles acham que 100% de nós gosta de samba, carnaval, futebol, é porque é o que a gente diz. Nós aqui sabemos que não é verdade. Mas temos que passar isso a eles. Nós somos o que nós dizemos que somos.
Como você quer que seu país seja visto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário